quarta-feira, 22 de junho de 2011

Teoria da Burocracia – Capitulo 6 - Max Weber



A burocracia é um trabalho baseado em papeis e documentos movimentados em seqüência continuam entre eles as variam umas idades componentes das estruturas organizacionais.  E os seus objetivos é estabelecer estrutura estabilidade e ordem as organizações por  meio de uma hierarquia integrada de atividades especializadas definidas por regras sistemáticas. Suas características são: Divisão de trabalho as atividades são desmembradas em tarefas simples, de tal modo que qualquer pessoa, de qualquer tipo poderia se tornar especializado num tempo mínimo, hierarquia de autoridade posições ou empregados são organizados de modo a formar a hierarquia na qual organização está estruturada , racionalidade com base na qualificação técnica, regras e padrões aplicadas de forma pessoal, compromisso profissional os administradores trabalhar por salários fixos e não são os donos dos negócios que administram, registros escritos para manter o detalhamento das transações  da organização e impessoalidade de regras e procedimentos aplicado de forma uniforme e imparcial e avaliando  de acordo com as regras.

A teoria da autoridade
Poder: Controle da situação, mediante ameaças ou coações, ou por meio de manipulação das condições de modo a obter obediência.
Persuasão: Influenciar decisões ou ações de outros, mediante a razão, a lógica e a argumentação.
 Para Weber, a autoridade apresenta diferencias como: caracteriza – se por implicar obediência voluntária, caracteriza-se por ser legitima e legal, implica suspensão antecipada do julgamento, pelo subordinado         da ordem recebida é induzido pelo grupo.

Para o Weber, a autoridade legitima apresenta três tipos “puros” ou ‘ideais” :

A autoridade tradicional, que é baseada na tradição cultural, na herança; a autoridade carismática, baseada na rejeição à tradição e contra a ordem social vigente, concentrada na aceitação deu uma ordem encarnada em uma pessoa; a autoridade racional, baseada em normas sociais, administradas na meritocracia, com traços  impessoais , técnicos e racionais.

As funções da burocracia podem trazer vantagens nas organizações.
Especialização objetiva o crescimento da produtividade;
Estrutura, objetiva dar forma ou conteúdo a organização;
Previsibilidade, as regras os regulamentos, a estrutura, os aspectos profissionais e outros elementos da burocracia capacitam a previsibilidade e a estabilidade para a organização;
Racionalidade enfatiza a razão objetiva, mais do que a emoção ou opinião;


Disfunções da burocracia

Hierarquia como base do processo decisorial. As decisões tomadas por quem ocupa o posto hirerarquico mais alto, mesmo que não entenda do assunto tratado.
Formalismo e conformidade às rotinas, necessidade de documentar a formalizar as comunicações e extrema devoção a normas e procedimentos. Maior internalização das diretrizes, as normas, procedimentos e regras passas se transformar de “meios” em “objetivos”. Maior despersonalização nos relacionamentos, o caráter  impessoal é observado pela ênfase nos cargos e não nas pessoas que o ocupam. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário