quarta-feira, 20 de abril de 2011

Administração hoje

Nós mesmos já nos perguntamos, porque estudar administração? Todos nós já somos administradores, ou seja, já administramos nossas vidas, nossos gastos e ganhos, a hora de chegar e sair de casa, administramos nosso horário, obrigações e etc.


A administração é como um grupo de pessoas, onde cada individuo tem a sua função, como em uma empresa, onde cada pessoa exerce o seu trabalho (faxineira, atendente, gerente e etc.)

Para ficar mais teórico, usaremos a definição de George Terry.

“Administração é um processo distinto, que consiste no planejamento, organização, atuação e controle, para determinar e alcançar os objetos da organização pelo uso de pessoas e recursos”.

Planejamento: estabelecer objetivos, criar estratégias para alcançar os objetivos, examinar as alternativas.

Organização: coordenar as atividades de trabalho

Direção: apresentar soluções dos conflitos, motivar, gerenciar pessoas

Controle: medir o desempenho, tomar ações necessárias para melhoria do desenvolvimento



Niveis da Administração.

Apesar de todos os administradores realizarem o mesmo conjunto de funções, eles são separados dentro da empresa, em 3 niveis.

1. Alta administração: diretoria. Estabelecer objetivos, política e estratégias organizacionais

2. Média administrativa: Gerência. Implementação de tarefas, coordenação e solução de conflitos

3. Administração operacional. Supervisão. Dirige pessoas.





Papeis administrativos.

Conjunto de expectativas especificas de comportamento de um individuo, em situações especificas.

1. Papeis interpessoais. São as pessoas desempenhadas para o relacionamento e interação com outras pessoas.

2. Papeis Informacionais. Desempenhados para trocar e processar informações.



Eficiência e eficácia

Eficiência. Operar de modo que os recursos sejam mais adequadamente utilizados.

Eficácia. Fazer as coisas certas, de modo certo, no tempo certo.

Eficiência.

1. Ênfase nos meios

2. Realização de tarefas

3. Resolução de problemas

4. Treinamento de funcionários

Eficácia

1. Ênfase nos resultados

2. Consecução dos objetivos

3. Acerto na solução proposta

4. Operações realizadas corretamente



Diferença entre administração e gerenciamento.

Segundo Richard N. Farmer e William G. Ryan

“definimos um gerente como alguém que se esforça para alcançar objetivos quantificáveis, relacionados ás finalidades do subsistema e um administrador como aquele que se esforça para atingir objetivos não quantificáveis, independentemente do efeito final de sua consecução”.

Para ser um gerente do futuro é preciso: procurar a mudança, observar as realidades externas, promover um estilo de treinamento, eliminar o medo, criar especializações, ter visão, negociar para resolver problemas valorizar a difrença, desenvolver a administração participativa, desenvolver o poder das equipes, ser obcecado pela qualidade dirigida ao cliente.

De: Marcelo Mansur

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