A teoria da organização não é uma coleção de fatos; é o modo de pesar sobre a organização. É o modo de ver e analisar mais precisamente e mais profundamente as organizações, do que qualquer outro modo poderia fazê-lo. O modo de pensar sobre as organizações é baseado em padrões e regularidades no projeto organizacional e no comportamento.
“Uma organização é definida como duas ou mais pessoas trabalhando juntas cooperativamente dentro de limites identificáveis, para alcançar um objetivo ou meta comum”.
Os desafios organizacionais.
- Administração das organizações num ambiente global
- Projeto e estruturação ou reestruturação das atividades organizacionais
- Melhoria e qualidade, da competitividade e o empowermet.
- Aumento da complexidade, aumento da velocidade de e reação às mudanças ambientais.
- Administração ética e moral das organizações.
Cada organização está inserida em um ambiente que pode ser uma cidade, um Estado, uma nação ou o mundo. O conceito da organização inclui o termo sistemas.
Organização de proprietários: empregados, administradores e ambiente físico.
Ambiente de tarefa: fornecedores, reguladores, parceiros estratégicos, clientes e concorrentes.
Ambiente geral: elementos tecnológicos, econômicos, políticos, legais, socioculturais e demográficos.
As empresas nascem, crescem, envelhecem, se revitalizam ou podem deixar de existir.
Estagio do empreendimento: ênfase na criação do produto e na sobrevivência no mercado.
Crise: liderança
Estagio de formalização: Comunicação formal, sistemas de controle.
Crise: muita burocratização
Estagio de elaboração: trabalho em equipe / autonomia
Crise: necessidade de revitalização
A estruturação organizacional é definida como um sistema de suporte de relacionamentos consistentes entre as varias posições dentro de uma organização.
Ética é um conjunto de valores e regras que definem a conduta dos indivíduos como certa ou errada.
Feito por: Isabella, Marcelo Mansur, Joseph e Lorena
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