A comunicação nas organizações
- Comunicação verbal se subdivide em “oral” e “escrita”. Ela usa a palavra.
- Comunicação não-verbal se refere ao comportamento que, comunica, mas não usas palavras, escritas ou faladas.
- Comunicação vertical é o fluxo de informação tanto de cima para baixo, como de baixo para cima, na cadeia de comando organizacional – é chamada também de comunicação formal, por ser reconhecida como oficialmente estabelecida pela diretoria.
- Comunicação horizontal é o fluxo de informações entre colegas e pares: é formal, mas não segue a cadeia de comando, é necessária para coordenar o departamento e os diferentes departamentos.
- Comunicação informal ocorre em qualquer direção dentro da organização. É informal porque não é oficial ou sancionada pela administração.
As funções e os elementos da comunicação
- Informação – que visa estabelecer base para a tomada de decisões e para a execução de ordens e instruções;
- Motivação – que objetiva influenciar e obter cooperação (e comprometimento) para com os objetivos e metas;
- Emoção – que serve para que as pessoas expressem sentimentos e emoções;
- Controle – cuja finalidade é implementar normas, estabelecer autoridade e responsabilidade.
Por: Rayane Rezende
Nenhum comentário:
Postar um comentário