terça-feira, 19 de abril de 2011

A comunicação nas organizações

A comunicação nas organizações

  • Comunicação verbal se subdivide em “oral” e “escrita”. Ela usa a palavra.
  • Comunicação não-verbal se refere ao comportamento que, comunica, mas não usas palavras, escritas ou faladas.
  • Comunicação vertical é o fluxo de informação tanto de cima para baixo, como de baixo para cima, na cadeia de comando organizacional – é chamada também de comunicação formal, por ser reconhecida como oficialmente estabelecida pela diretoria.
  • Comunicação horizontal é o fluxo de informações entre colegas e pares: é formal, mas não segue a cadeia de comando, é necessária para coordenar o departamento e os diferentes departamentos.
  • Comunicação informal ocorre em qualquer direção dentro da organização. É informal porque não é oficial ou sancionada pela administração.

As funções e os elementos da comunicação

  • Informação – que visa estabelecer base para a tomada de decisões e para a execução de ordens e instruções;
  • Motivação – que objetiva influenciar e obter cooperação (e comprometimento) para com os objetivos e metas;
  • Emoção – que serve para que as pessoas expressem sentimentos e emoções;
  • Controle – cuja finalidade é implementar normas, estabelecer autoridade e responsabilidade.

Por: Rayane Rezende

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